Bicicleta: 3 passos para fidelizar o cliente da sua oficina

Pioneira na qualificação e capacitação de mecânicos de bicicleta na América Latina, a Escola Park Tool é uma referência quando o assunto é formação de profissionais. E, para o lojista, contar com um profissional desse gabarito na sua equipe é fundamental para fidelizar novos clientes.

Um dos grandes diferenciais da Escola Park Tool é que não basta ter conhecimento, se o profissional não souber como passá-lo. Essa filosofia levou a instituição a desenvolver um trabalho especializado em ensinar ao mecânico o atendimento ao cliente. Quer saber como? Veja os três passos abaixo:

Passo 1: adquirir conhecimento prático e técnico

Em primeiro lugar, o profissional deve buscar o conhecimento, a técnica e a informação para qualificar seu serviço. A ideia é que o mecânico não apenas chegue, diga que é para trocar tudo na bike e pronto: está resolvido. Ele deve entender o funcionamento, analisar o problema em questão e depois apontar um diagnóstico. Mostrar passo a passo o que será feito durante o trabalho passará segurança ao cliente.

Passo 2: saber como orientar o cliente

Não bastar ter todo conhecimento do mundo, se o mecânico não souber como passar a informação do que está acontecendo e como será resolvido. Uma boa dica para tornar-se uma referência é ser bem claro e ir direto ao problema, explicando o motivo daquele procedimento ser feito daquela maneira. Essa análise é um grande diferencial entre os profissionais que estão hoje no mercado.

“Em todos os módulos nós passamos para os alunos a linguagem que o mecânico deve usar. Nosso propósito é que o mecânico de bicicletas se torne um vendedor do seu serviço, entendendo melhor o que está acontecendo na bike e saiba passar isso para o ciclista”, comenta Henrique Zompero, idealizador e fundador da primeira Escola Park Tool na América Latina.

Passo 3: prevenção e antecipação do problema

A manutenção preventiva sempre será mais barata do que a corretiva. Ao apresentar a solução do problema antes que ele apareça, o mecânico orienta o ciclista a otimizar o tempo de funcionamento da sua bicicleta. Dessa maneira, evita gastos desnecessários ou uma possível perda de tempo com a bicicleta parada na oficina.

Na Escola Park Tool, por exemplo, os alunos aprendem a montar uma tabela de manutenção preventiva onde é possível gerenciar toda informação do que é gasto e quanto pode vir a durar determinada peça da bicicleta.

“O conteúdo é passado durante todas as aulas desde o módulo iniciante. Normalmente nós temos três públicos diferentes na sala: mecânicos, consumidores e futuros lojistas. Funciona como um workshop onde levamos a dificuldade de cada um deles. Por exemplo, o atendimento do mecânico, a autonomia do ciclista, como o lojista deve lidar com o seu distribuidor. É preciso que cada um entenda melhor o seu universo e o do outro”, finaliza Zompero.

Quer saber mais sobre os cursos da Escola Park Tool? Entre no site www.escolaparktool.com.br ou veja no Facebook www.facebook.com/escolaparktool.

2 thoughts on “Bicicleta: 3 passos para fidelizar o cliente da sua oficina

  1. Muito bom telho uma bicicletaria mais estou querendo fechar mais queria muita de interesó para melhorar o atendimento é as pessoas valorização do meu trabalho queria ir trabalhar na região mais Central

    1. Boa tarde, Leonardo, tudo bem? Os nossos cursos são completos por isso, além do conteúdo de mecânica, falamos também sobre gestão e atendimento ao cliente, oferecendo o que há de melhor para você sair capacitado e pronto para atuar em qualquer lugar! Confira neste link a lista de cursos e conheça cada um deles: http://escolaparktool.com.br/cursos-mecanica-bicicleta/. Qualquer dúvida pode nos ligar, também, no (11) 2737-4375 ou no (11) 4179-7767. Até mais! :)

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