Suspensão de bike: não vacile, se der problema, leve a um mecânico especialista

Um dos componentes mais tecnológicos do universo ciclístico, a suspensão de bike merece uma atenção muito especial na hora de ajustá-la. É gigante o número de ciclistas insatisfeitos com o trabalho mal feito por mecânicos que achavam que reparar e fazer a manutenção de uma suspensão de bike fosse algo simples e fácil. Então, fuja da estatística e fique ligado nas dicas.

Para evitar dores de cabeça com serviços mal feitos na sua suspensão, a dica: procure um mecânico profissional capacitado, alguém especialista em suspensão de bike. Para ele sim, se comprovadamente qualificado com cursos sobre suspensão, será fácil ajustar sua suspensão de acordo com o seu perfil de uso.

Por que um mecânico especialista?

Você deve levar sua bike para um especialista em suspensão de bike. Somente ele, ainda mais se for capacitado pela Escola Park Tool – que oferece 3 tipos de cursos diferentes focado em suspensões (Fox, Manitou e Rock Shox) – poderá entender o seu perfil e ajustar a suspensão perfeitamente, sob medida para o seu objetivo.

E, para isso é necessário estudo, muito estudo, para entender o funcionamento desta peça. Por ser um ponto extremamente complexo e personalizado, para entregar principalmente mais performance ao ciclista e atleta, a suspensão precisa de ajustes internos e minuciosos do SAG. E isso varia de acordo com cada marca e fabricante, que têm suas próprias particularidades e instrução de manuseio em seus manuais.

E o que muda para a oficina ou loja de bicicleta ter um mecânico especialista?

Para o administrador da Bike Tech, Caetano Zammataro, ter um especialista em suspensão de bike dentro da sua equipe de mecânicos “não só aumenta a demanda do serviço, mas permite que o mecânico abra mais sua percepção na hora de procurar por problemas. Ele também é capaz de passar mais segurança ao cliente uma vez que este percebe a segurança do mecânico ao falar sobre determinado problema ou solução”.

Uma das grandes deficiências dos profissionais de oficinas mecânicas é não conhecer o produto a fundo, e principalmente não saber os serviços que podem ser oferecidos e executados em determinadas peças e componentes.

“A grande dificuldade das suspensões, é que não basta conhecer apenas uma marca. Cada marca tem sua peculiaridade, tecnologia e ferramental apropriado. E isso só se compreende após a capacitação”, explica Caê.

O que a Escola Park Tool oferece?

Nada mais nada menos do que conhecimento prático e teórico das principais marcas de suspensão de bike do mundo. A proposta dos cursos de especialização em suspensão é promover a expertise do aluno e estimular o raciocínio de que cada atleta e cada ciclista amador tem um jeito de pedalar e um determinado uso da suspensão.

Por isso, entender exatamente o que o cliente deseja é o grande diferencial, além é claro de compreender os detalhes de cada modelo e marca de suspensão, para oferecer o melhor atendimento e serviço de reparo possível.

Busque conhecimento e capacitação: acesse o site da Escola Park Tool e veja a gama de cursos disponíveis para ciclistas e mecânicos que estão em busca da qualificação em mecânica de bikes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *