Escolha uma Página

Qual o impacto do coronavírus para as lojas de bicicleta no Brasil?

No dia 29/04 houve uma transmissão ao vivo da Aliança Bike falando sobre algumas ações adotadas por lojas de bicicleta em todo o Brasil diante da situação que estamos vivendo. Os dados foram levantados através de um questionário online, onde 161 lojas de todas as regiões do país responderam essa pesquisa.

Analisando um geral desta situação, houve uma queda no faturamento no mês de Abril em relação ao ano passado. Mas, mesmo diante dessa situação os profissionais do mercado de bicicletas pararam, analisaram a situação e criaram de novas possibilidades para enfrentar esse período. 

Ações tomadas para combater a queda do faturamento

Como esse é um novo cenário para todos, a princípio parece que não sabemos o que fazer, mas, depois começam a surgir ideias colocar em ação e combater esse problema com o faturamento. Acompanhe a seguir alguns exemplos dessa situação e medidas que foram adotadas por proprietários de lojas de bicicleta.

“Com um cenário de caída de 100% comecei a trabalhar com as portas fechadas e isso foi muito positivo para organizar a loja e criar novas possibilidades para esse período.”  Felipe Avelar, Avelar Sports MG

“Quando tudo começou foi um choque. Primeiramente mantemos a loja fechada sem saber o que fazer, depois começamos a organizar a loja, contar o estoque e tentamos  para manter a loja ativa. Fizemos algumas ações pensando no que poderia acontecer no dia a dia. “   Mario Canna, CicloUrbano SP)

“Começamos a usar mais as redes sociais, controlar caixa e organizar a loja.” André Catatau, 4Fun, Indaiatuba

Aumento na demanda de algum produto ou serviço

Dentro do número de lojas envolvidas nessa pesquisa feita pela Aliança Bike, 93 lojas responderam que tiveram um aumento de produto ou serviço. Entre elas 46% aumentaram a venda de rolo para treinos. 

Print Live Aliança

“Já estávamos preparados para o aumento de vendas de rolo e com a Internet o número de vendas aumentou nesse tempo, trabalhando internamente pelo e-commerce para acessórios e rolo.” Bruno Soares Barbosa (Visual Bike, São Paulo)

Por causa da grande mudança de hábito, essa pandemia trouxe consequentemente um fortalecimento para a venda desse produto que pode continuar mesmo após esse período. O aumento médio da venda de rolo para treino foi de 250%.

Mesmo durante esse período de pandemia as bicicletas continuam sendo procuradas. Entre as lojas que contribuíram para essa pesquisa 77% continuam vendendo. 

“O uso da internet foi muito positivo. Houve um momento de aumento de venda de bicicleta de entrada. Até mesmo as mais caras aumentaram consideravelmente.” Felipe Avelar, Avelar Sports MG

A tendência é que daqui pra frente o on-line fique ainda mais forte nesse nicho de mercado, então esse é o tempo certo para se preparar, adotar novas estratégias no para e-commerce na venda de acessórios e componentes. 

Cada vez mais as pessoas estão comprando pela internet. Em outras palavras o mercado está pedindo loja online e esse é o momento. ” – Alessandra Motta Modern Bike, RJ

Quais serviços e atividades continuam funcionando durante o COVID-19?

O serviço de mecânica de bicicleta foi visto como essencial, 86% das lojas estão mantendo o trabalho de mecânica e reparo em funcionamento total ou parcial. Tendo em vista que alguns profissionais que precisam estar em campo de trabalho, como por exemplo os entregadores, que são muito importante em um momento como esse e utilizam este meio de transporte. 

“Com a mudança de estilo de vida a demanda por serviço de manutenção de bikes continuou alta nos condomínios. Tanto para as que estavam quebradas e os modelos infantis.” – André Catatau, 4Fun, Indaiatuba.

Em um momento como esse a qualificação profissional se torna muito mais importante, pois mecânicos de bicicleta qualificados têm mais serviço e uma alta procura pelo seu trabalho.

Viram como é importante continuar se dedicando ao seu negócio? Explore novas possibilidades para o seu negócio para que posteriormente você saia dessa quarentena melhor do que quando entrou.

Assista a live completa no canal da Aliança Bike.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *