Dica de mecânica: como retirar a roda da sua bicicleta

Quem pedala, sabe: tirar a roda dianteira ou traseira da bicicleta é uma tarefa mais comum do que muita gente imagina. Colocar a bike no carro, trocar a câmara de ar, ajustar a corrente ou o câmbio são algumas das situações mais comuns em que é preciso mover a roda do lugar.

Combinando praticidade e a didática que só uma instituição que é referência quando o assunto é qualificação em mecânica de bicicleta, a Escola Park Tool separou uma aula que vai tornar ainda mais fácil esse processo – até mesmo para quem ainda não conhece.

Põe o vídeo para rodar e acompanhe passo a passo todos os detalhes:

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Carreira: 6 modelos de negócios para o mecânico de bicicleta

A Escola Park Tool é a primeira instituição especializada na formação, capacitação e qualificação em mecânica de bicicleta na América Latina. Já são mais de 2 mil alunos formados. Mas todos atuam como mecânicos em oficinas? Não. Existe uma infinidade de segmentos que um profissional pode seguir ao adquirir o conhecimento e a certificação internacional da instituição.

Mais do que entregar o diploma, a Escola Park Tool se preocupa em oferecer ao apaixonado por bicicleta a oportunidade de trabalhar com o que ele realmente ama. Quer saber como? Veja abaixo:

1- Bike café

Uma tendência onde o ciclismo urbano é forte, os bikes cafés são pontos de encontro entre ciclistas. É uma alternativa, caso você seja uma pessoa que tenha o sonho de trabalhar no setor de alimentação. O ciclista pode deixar a bicicleta no seu estabelecimento e aproveitar para tomar um café enquanto espera o reparo ser feito. Bem legal, não é mesmo?

“Quando fiz o curso da Escola Park Tool aprendi a atender melhor o meu cliente. Não basta você arrumar a bicicleta. Você precisa buscar o diferencial, dar o diagnóstico e, se possível, avisá-lo antes de um problema maior”, comenta Eriston dos Santos, ex-aluno, mecânico e sócio da Vento a Favor Ciclo Café.

2- Bike Delivery

Rotinas aceleradas em grandes cidades pode ser mais comum do que a gente imagina. As pessoas tem cada vez menos tempo para cuidar da sua bicicleta. Às vezes, o ciclista prefere mandar a bike para a revisão no fim de semana, quando a oficina está cheia. Aí entra o diferencial do Bike Delivery. Buscar a magrela na casa do cliente, fazer os reparos e devolvê-la novinha. Pode ser uma nova carreira para um mecânico de bicicletas.

“Nesse meio, muitos são mecânicos pela prática, mas não têm a teoria. Na escola, eles oferecem essa base que faz toda a diferença quando você entre no mercado de trabalho”, afirma Felipe Wada, ex-aluno da Escola Park Tool e dono de uma oficina que presta serviços delivery.

3- Carreira Internacional

Existem muitos países que o mecânico de bicicletas é uma profissão extremamente valorizada. Por isso, a Escola Park Tool possui alunos formados em mais de seis nações diferentes. Um desses ex-alunos é Rodrigo Notaro, que abriu uma oficina em Sidney (Austrália).

“Trabalho três vezes por semana. Mesmo assim uso muito o conhecimento que adquiri na Escola Park Tool não só no meu trabalho, mas também todos os dias nas bicicletas que monto ou conserto”, contou.

Exemplo clássico: ao formar-se na escola, o conhecimento passa a ser do aluno, assim como o nosso certificado que é reconhecido internacionalmente. Com tudo em mãos, basta criar coragem para encarar esse novo desafio.

4- Consultoria

Já tem formação profissional? Por que não unir esse conhecimento com o conteúdo aplicado na Escola Park Tool? Um de nossos alunos, Bruno Uehara formou-se em arquitetura pela USP, mas não se adaptou ao mercado. Profissional muito talentoso e um verdadeiro apaixonado por bicicletas, ele terminou o curso de formação profissional e veio trabalhar dentro da escola como consultor.

Hoje, Bruno orienta os profissionais a organizarem sua loja, deixando-a mais bonita e aproveitando melhor o espaço utilizado. O trabalho de consultoria é bem valorizado, mas o profissional deve ter aquele espírito empreendedor e sempre vontade de aprender. Se você não tem esse perfil, não tem problema. Temos outras indicações…

5- Oficina

Ter em mãos um certificado de mecânico de bicicletas é o primeiro diferencial para quem planeja abrir sua própria oficina. Além de todo conteúdo teórico e prático, a Escola Park Tool se preocupa em ensinar o aluno a atender e entender o cliente. Isso faz com que o profissional saiba mais do que encontrar a solução para o problema. Ele aprende a alertar o ciclista sobre prevenções, evitando gastos desnecessários em manutenção no futuro.

“Depois que voltei de São Paulo, consegui reestruturar a oficina e comecei de verdade o trabalho. Não tenho dúvidas que o curso só me fez aprender mais e crescer profissionalmente”, disse Leonardo Amante, ex-aluno que abriu sua própria oficina em Recife-PE.

6- Loja

Abrir sua própria loja também é uma opção. Ao entender melhor sobre o mecânica, o lojista terá mais conhecimento na hora comprar ou vender um produto. Isso sem falar que ele poderá orientar seus funcionários (mecânicos ou vendedores) e clientes a passar a informação correta.

“Sempre quis abrir a minha loja, mas eu precisava conhecer de verdade sobre a bike. Eles formalizam o jeito de trabalhar com a bicicleta. Os padrões e organização, além das ferramentas adequadas em cada situação. Realmente foi ótimo e pude adquirir o conhecimento necessário para aplicar em minha oficina”, comentou Guilherme Oliveira Moreira – abriu a própria loja em Barbacena-MG.

Esses são só alguns exemplos. Imagine que tem muito mais. Gostou? Então, fique de olho nas novidades da Escola Park Tool! Entre no site www.escolaparktool.com.br ou veja no Facebook www.facebook.com/escolaparktool.

Bicicleta: 4 dicas para encontrar um mecânico de confiança

Quais critérios um ciclista amador ou profissional deve levar em conta na hora de procurar um mecânico de bicicletas? Uma boa dica da Escola Park Tool é se basear no conhecimento, experiência, qualificação e confiança no profissional. São quatro fundamentos que fazem diferença para o mecânico, pois consegue fidelizar seu cliente e, para quem o contrata, porque encontra um serviço de qualidade.

1 – Mecânico por experiência

Na maioria dos casos, o mecânico de bicicletas é um ciclista que ganhou experiência fazendo reparos na própria bicicleta e decidiu trabalhar nesse segmento. Mas isso dá confiança? Silvio Clara, 33 anos, de São Paulo-SP, pode dizer que não. Ele foi a uma oficina conceituada na capital paulista procurando uma solução para um problema na bicicleta. A resposta não foi o que ele esperava.

“Levei a minha bike num mecânico que era de confiança. Ele olhou e sem me apontar o que estava errado, disse que precisava trocar tudo nela. Que estava tudo ruim. Então, lembrei de um amigo dono de uma oficina recém-aberta. Ele olhou e disse que o problema era na corrente. Trocou o cassete e já estava tudo resolvido”, contou Silvio.

2 – Mecânico qualificado e certificado

O amigo de Silvio é Eriston dos Santos, mecânico e sócio da Vento a Favor Ciclo Café. Eriston entra no perfil citado no início do texto, mas com um diferencial: ele é mecânico profissional formado e capacitado pela Escola Park Tool. Além de arrumar a bicicleta do amigo, ele ganhou um cliente fidelizado à sua loja, cafeteria e oficina.

“O que dá essa credibilidade é o ciclista ver que o mecânico tem experiência e conhecimento. Quando fiz o curso da Escola Park Tool aprendi a atender melhor o meu cliente. Não basta você chegar e arrumar a bicicleta dele. Você precisa dar o diagnóstico e, se possível, avisá-lo antes de um problema maior acontecer como pastilhas de freio, corrente, cabo, etc. O cliente sabe quando você está prestando um serviço ou quando você quer empurrar para ele um produto que tem na loja”, comenta Eriston.

3 – Certificação e qualificação

Para Henrique Zompero, idealizador e fundador da primeira Escola Park Tool da América Latina, a qualidade no serviço é fruto do conhecimento que o profissional deve procurar. O mecânico de bicicletas deve ser atualizado e saber como passar o problema para o ciclista. Isso é que fideliza o cliente.

“Primeira coisa que o ciclista procura é conhecimento técnico. Depois manutenção de forma consciente e, por fim um profissional atencioso que saiba orientá-lo a usar a bicicleta corretamente para evitar custos a mais no reparo. Um mecânico capacitado é um melhor vendedor e uma referência em dar informações sobre o funcionamento da bicicleta”, analisa Zompero.

4 – Opinião profissional

Cadu Polazzo, treinador da Seleção Brasileira de Mountain Bike, aponta o trabalho do mecânico de bicicleta como fundamental e destaca que ele faz toda diferença na performance do ciclista, seja ele amador ou profissional. Com a bike em ordem, o atleta só precisa se preocupar com a parte física e técnica, o que pode ser uma vantagem em uma prova, por exemplo.

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Cadu Polazzo, treinador da Seleção Brasileira de MTB (Foto: Alvaro Perazzoli)

“A bicicleta precisa estar em perfeito estado de funcionamento para o ciclista isolar a performance do organismo. Ter um equipamento 100% permite ao atleta se preocupar somente com o rendimento do corpo. É fundamenta saber o mecânico faz mais do que simplesmente ajustar a bicicleta. Ele precisa conhecer o jeito do ciclista e como ele gosta de pedalar, sua posição, como ele muda a marcha, qual é a profundidade que aperta o freio e posição do manete, por exemplo. Por isso seu trabalho é tão importante e a escolha deve ser criteriosa”, finaliza Cadu.

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Escola Park Tool lança novo curso para mecânicos de bicicleta

Especialista na formação e capacitação de mecânicos de bicicleta, a Escola Park Tool abriu um novo curso na sua grade: a especialização na manutenção de suspensões Manitou da Isapa.

Com 7 horas de duração, o módulo é obrigatório e está incluso na grade de formação profissional, porém ele também será disponibilizado separadamente. Os interessados em fazer sua matrícula devem acessar o link.

“Nosso objetivo é capacitar os mecânicos a fazer a manutenção da suspensão de forma consciente. Com o auxílio e parceria da Isapa podemos oferecer conteúdo de qualidade utilizando os melhores produtos”, comenta Henrique Zompero, fundador da Escola Park Tool no Brasil.

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Escola Park Tool e Isapa

Essa é a segunda parceria entre Isapa e a Escola Park Tool. No ano passado, a empresa e a instituição fizeram juntas um módulo especializado no uso das graxas de bicicleta PM 600. O retorno positivo por parte dos alunos foi fundamental para concretizar esse novo trabalho.

“Nós vamos descentralizar o serviço de manutenção das suspensões, o que será muito melhor para os ciclistas. Por exemplo, um consumidor de Minas Gerais não vai precisar mandar sua suspensão para a Isapa e esperar uma semana para resolver o problema. Ele pode procurar um mecânico formado na Escola Park Tool no seu estado ou na sua cidade e fazer os reparos necessários. Isso vai facilitar o serviço e o atendimento ao cliente. Isso sem falar na divulgação do produto que a escola oferece”, afirma Leonardo Wellington, responsável pelo setor técnico da Isapa.

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Em números, Escola Park Tool mostra por que é referência em mecânica de bicicletas

Inaugurada em 2013, a Escola Park Tool é a primeira escola especializada na formação e qualificação de mecânicos de bicicleta da América Latina. Desde então, a instituição já formou mais de 2.000 alunos, ministrou mais 6.000 horas de curso de mecânica, atingiu 6 países ao redor do mundo e 18 estados em todo o Brasil.

De ciclistas apaixonados a lojistas e mecânicos profissionais, a Escola Park Tool tornou-se referência no mercado de bicicletas. Quer saber por que? Nós respondemos para você usando os números. Afinal a matemática é uma ciência exata. Veja:

Motivos para fazer os cursos da Escola Park Tool (em números):

– Mais de 6.000 horas de curso desde que a Escola Park Tool foi inaugurada no Brasil.

– Até R$ 5.000 por mês é aonde pode chegar o salário de um mecânico profissional de bicicletas.

– Mais de 2.000 alunos formados na Escola Park Tool.

74 é o número de horas de aulas presenciais que o aluno deve cumprir no curso de Formação Profissional.

40 é o número de horas de estágio que o aluno deve cumprir na Formação Profissional.

17 é o número de estados brasileiros onde atuam ex-alunos da Escola Park Tool. São eles Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiânia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul Santa Catarina e São Paulo – além do Distrito Federal.

8 é o número de módulos do curso de Formação Profissional. São eles iniciante, intermediário, avançado, suspensão, relação, freio hidráulico, rodas e Di2 eletrônico.

8 também é quantidade de alunos que fizeram parte do Escola Park Tool Inside, projeto em que foram disponibilizadas bolsas de estudos para novos alunos da instituição.

6 é o número de países onde atuam ex-alunos da Escola Park Tool. São eles, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Paraguai, Inglaterra e Irlanda.

5 horas para o aluno completar o curso Amador da Escola Park Tool, o manual de sobrevivência de todo o ciclista.

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Mecânico, lojista e consultor: alunos encontraram na bicicleta sua profissão

“Faça aquilo que gosta e não terá de trabalhar um único dia na sua vida”. Essa é uma das famosas frases de Warren Buffet, empresário norte-americano. O mesmo vale para o mercado de bicicletas. Se é um ciclista apaixonado, por que não trabalhar com o que você mais ama?

Quando exercemos uma profissão pela qual nos identificamos, o prazer e a vontade de sempre aprender são ainda maiores. É isso o que acontece na Escola Park Tool. No curso de mecânicos de bicicleta é muito comum os alunos entrarem para assistir às aulas básicas, descobrirem uma porta para mudar de vida e alinharem a paixão pela bicicleta com a vida profissional.

Para nós, acompanhar esses casos é gratificante. Veja 3 exemplos e entenda o porquê:

De arquiteto para mecânico de bicicletas

Bruno Uehara cursou arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU/USP) e trabalhou em empresas especializadas na área, mas não se sentia feliz ou realizado profissionalmente. Apaixonado por bicicleta, fez o módulo Amador na Escola antes de viajar aos Estados Unidos, onde completou sua segunda formação em desenvolvimento de quadros de bicicleta (Frame Building). Voltou ao Brasil, terminou o curso de Formação Profissional da Escola Park Tool e hoje é funcionário da própria instituição, onde dá consultoria para lojistas e mecânicos de bicicleta.

Foi na própria Escola que Bruno teve a chance de trabalhar como mecânico da Focus XC Team Brasil na etapa de abertura da Copa Internacional de Mountain Bike 2016.

Do Brasil para Austrália

Um dos primeiros alunos da Escola Park Tool, Rodrigo Notaro começou no módulo iniciante em busca de conhecimentos básicos para fazer reparos na bike por segurança e se preparar para qualquer emergência durante o pedal. Rodrigo se impressionou com a estrutura do lugar, o conteúdo oferecido nas aulas e a capacidade de associar o amor pela bicicleta com uma carreira profissional. Depois de completar outros quatro módulos, Rodrigo saiu do Brasil, mudou-se para Sidney, na Austrália, onde vive e trabalha até hoje como mecânico de bicicletas.

De bancário para dono de Bike Delivery

Felipe Wada era bancário quando fez o seu primeiro curso na Escola Park Tool. Começou no módulo básico e ficou impressionado com as técnicas ensinadas pelos instrutores da escola. Na própria necessidade, encontrou a oportunidade. Quando bancário, Felipe não tinha tempo de levar a bicicleta na oficina. Então, saiu do banco e abriu o próprio negócio: uma oficina delivery que pega e leva a bike na casa do cliente para realizar todos os reparos necessários e até limpeza.

Esses três exemplos mostram como é possível trabalhar com o que é apaixonado. E o mérito é 100% desses alunos. Afinal, de que adiantaria oferecer o melhor conteúdo do mundo em mecânica de bicicletas e despertar o interesse dos alunos, mas eles não irem atrás? A Escola Park Tool oferece oportunidade e cabe ao estudante buscar o seu sonho.

Gostou? Esperamos que essas histórias tenham sido inspiradoras. Afinal, sorte é quando a oportunidade encontra-se com a capacidade. Na Escola Park Tool, temos casos de alunos que encontraram tudo isso.

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Escola Park Tool atualiza cursos de mecânica de bicicleta com conteúdo internacional

Fundador da Escola Park Tool no Brasil, Henrique Zompero viajou aos Estados Unidos para fazer dois cursos especializados nas novas tecnologias dos freios hidráulicos da Shimano em bicicletas speed e suspensões Fox 32 Step Cast com tecnologia FIT4. As aulas foram ministradas pelo profissionais do United Bicycle Institute (UBI), em Portland.

Segundo Henrique, o principal objetivo desse intercâmbio é buscar atualização, conteúdo e novas informações sobre os produtos. Com esse conhecimento, o plano é reunir tudo o que foi ensinado e aplicar durante as aulas da instituição.

“Esse é o diferencial da nossa escola. Queremos sempre oferecer aos alunos o melhor conteúdo que estiver ao nosso alcance. Nosso ideal é sempre prepará-los da melhor forma possível para o mercado, deixando todos os nossos alunos atualizados, o que é um importante diferencial no mercado de trabalho”, analisa Zompero.

Uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento de um dos órgãos mais respeitados do mundo sem precisar sair do país.

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Aprenda um jeito simples de reparar pneus com sistema Tubeless

O sistema Tubeless nos pneus ainda causa muitas dúvidas nos ciclistas na hora da manutenção. De um jeito fácil e com as ferramentas adequadas a Escola Park Tool e a Revista Ride Bike mostram como você pode fazer os reparos necessários.

Aperte o play no vídeo e saiba como fazer e o que levar para lidar com os imprevistos durante o pedal.

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Alunos explicam por que Escola Park Tool é o melhor curso de mecânicos do Brasil

Alunos explicam por que Escola Park Tool é o melhor curso de mecânicos do Brasil
Foto: Murilo Rezende/Seppia

Por que fazer os cursos de capacitação e qualificação da Escola Park Tool? Para responder essa pergunta, nós não vamos falar de nós mesmos. Vamos fazer diferente e colocar depoimentos de seis alunos que estiveram conosco nos últimos anos e concluíram os módulos que vão de Amador a Profissional.

Eles fazem parte da história e da evolução da instituição, portanto, merecem esse espaço. Quer saber os motivos que os levaram à Escola Park Tool. Leia abaixo:

Rodrigo Notaro – mecânico de bicicletas em Sidney, na Austrália:
“Sempre busquei aliar conhecimento teórico ao prático em tudo na vida. Acredito que seja importante, pois consolida e valoriza o trabalho de todos os envolvidos. A Escola Park Tool faz exatamente esse trabalho. Consegue repassar o conhecimento dos livros, manuais e a experiência adquirida em anos trabalhando na área com maestria para pessoas com diversos níveis de experiência em mecânica de bicicleta”.

Luciana Bacci – ciclista amadora adquiriu conhecimento para não ficar na mão no pedal:
“Como eu uso a bike para ir trabalhar e para lazer, sabia que precisava aprender a me virar e me preparar para saber como mexer na minha bicicleta. E na Escola Park Tool aprendi a diagnosticar possíveis problemas, aprendi a me prevenir. O mais importante é colocar a mão na massa. E lá não ficamos só na teoria, pelo contrário”.

Felipe Wada – possui uma oficina que presta serviços delivery:
“Entrei na Escola Park Tool para buscar conhecimento e fiquei impressionado. As técnicas ensinadas pelos engenheiros têm padronização e facilitam a manutenção do mecânico. O trabalho fica bem mais profissional. Nesse meio, muitos são mecânicos pela prática, mas não têm a teoria. Na escola, eles oferecem essa base que faz toda a diferença”.

Otávio Constantino – ciclista amador, aprendeu a fazer os reparos do jeito certo:
“É um verdadeiro investimento. Aprendi coisas que não sabia. Muitos detalhes e pontos importantes para conhecer o funcionamento da bicicleta. O produto e ferramenta certa para cada situação, coisas que a gente só vê a diferença mesmo na prática. E eles tem uma forma bem didática de nos passar o conteúdo.”

Leonardo Amante – abriu a própria oficina em Recife-PE:
“Eu queria me qualificar para ter a base real. Não queria ser mais um curioso, e sim um especialista”.

Guilherme Oliveira Moreira – abriu a própria loja em Barbacena-MG:
“O motivo que me levou à Escola foi orientação. Sempre quis abrir a minha loja, mas para isso eu precisava conhecer de verdade sobre a bike. Eles formalizam o jeito de trabalhar com a bicicleta. Os padrões e organização, a ênfase para o uso de torquímetro e ferramentas adequadas em cada situação. Realmente foi ótimo e pude adquirir o conhecimento necessário para aplicar em minha oficina”.

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Escola Park Tool oferece curso de cubo de marcha interna para amadores e profissionais

A Escola Park Tool, instituição de ensino pioneira na capacitação, formação e qualificação de mecânicos de bicicletas, oferece um curso que vai esclarecer todas as dúvidas sobre a manutenção do cubo de marcha interna. Fruto da parceria com a Shimano, o curso da Escola ensina – na teoria e na prática – amadores e profissionais a fazerem a manutenção de maneira simples e correta no Shimano Nexus, com todas as suas particularidades.

A próxima turma do curso será no dia 1º de abril na própria unidade da Escola Park Tool, em São Paulo-SP. Ao todo, serão 7 horas de conteúdo específico sobre o assunto. Para saber mais, clique aqui.

“O conteúdo do curso é completo. Como ele é à parte na grade da escola, qualquer pessoa – amador ou mecânico profissional – pode fazer. Mesmo assim, a gente recomenda que o interessado tenha pelo menos o diploma do módulo Avançado. Isso facilita o entendimento e o aprendizado”, analisa Caíque Pereira Alves, instrutor e avaliador da Escola Park Tool no Brasil.

Como funciona: na prática, manusear o cubo de marcha interna Shimano Nexus é uma tarefa simples se seguir o manual do fabricante. Com ele, não existe a necessidade de levar peças reservas durante o pedal, além de facilitar o trabalho do dono da bicicleta durante uma possível manutenção necessária. Isso tudo sem falar na durabilidade. Um cubo de marcha interna aguenta rodar cerca de 5.000 km e deve ser trocado em aproximadamente 2 anos. Outro ponto forte é a resistência. Ele preserva outras peças da bicicleta como a lubrificação da corrente e exige baixa manutenção.

Porém, o “aprenda fazendo” não é tão eficiente quanto a qualificação da instituição pioneira em formação de mecânicos de bicicleta e que disponibiliza um diploma com certificação mundial para seus alunos. Aí entra o diferencial da Escola Park Tool.

Independência do amador

“O amador vai aprender a diferenciar os sistemas de cada cubo de marcha interna e como usá-los. Um cicloturista, por exemplo: se ele estiver longe na estrada sem acesso a um mecânico capacitado, o próprio dono da bike pode. Além disso, com o conhecimento que a gente passar, ele vai entender o tempo de manutenção do cubo. Dessa maneira, o amador preserva mais a peça e não vai condená-la no primeiro problema”, disse Caíque Alves.

Diferença no trabalho do profissional

Mexer no cubo de marcha interna não é um grande desafio, mas muitos ainda quebram a cabeça. Por isso, ter esse tipo de qualificação é um ótimo benefício.

“Por exemplo, o amador não consegue identificar o problema no seu cubo de marcha interna. Se ele encontra um mecânico que domina o assunto e já apresenta a solução, o ciclsta passa a confiar no trabalho do mecânico. É um diferencial”, finalizou o instrutor.

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