Oficina de bicicleta: por que você precisa encontrar um mecânico de confiança

Praticamente todo mundo que pedala já passou por isso: entrar em uma oficina de bicicleta qualquer e, ao invés de resolver o problema, apenas gastar dinheiro e continuar com a bike mal ajustada. Até manutenções relativamente simples, como resolver folgas do movimento central, podem trazer situações desagradáveis para os ciclistas – seja em uma trilha ou no pedal pela cidade.

A solução para isso é encontrar um mecânico de confiança. Aquele profissional que não fica forçando situação para você gastar mais ou, pior ainda, que inventam problemas que não existem. Por isso, conhecer a qualificação de um mecânico é de suma importância.

Faça um exercício mental: você faria uma consulta em um médico que não tem formação profissional? Se a resposta é não, porque faria isso com a sua bicicleta? Afinal, uma bike mal ajustada pode não só deixar você na mão, mas também causar acidentes e causar problemas físicos em você.

“A mecânica de bicicletas exige conhecimentos técnicos que são ensinados em cursos especializados. O embasamento teórico acelera e fortalece muito o aprendizado da mecânica. Conhecimentos como interferência mecânica, características físicas dos materiais, metrologia e sistemas hidráulicos são alguns dos temas ensinados em cursos, e que um mecânico que não estuda demora mais a assimilar. É importante o mecânico passar por uma qualificação profissional competente e séria”, comenta Marcelo Maciel, diretor da Proparts e presidente da Aliança Bike.

A qualificação profissional na Escola Park Tool, por exemplo, tem certificado internacional, válido no mundo inteiro. Ou seja: o mecânico formado nos cursos da Escola têm domínio completo em uma oficina de bicicleta, com conhecimento técnico, experiência e comprometimento.

Murilo Casagrande, do projeto Aromeiazero, acha fundamental que o ciclista exija um pouco mais do atendimento que recebe dentro de uma oficina de bicicleta.

“É essencial, inclusive, do ponto de vista da segurança. Costumo dizer que não adianta usar capacete e não ter o freio perfeito. Acho importantíssimo que o conhecimento seja muito mais técnico e normatizado do que apenas achismo e arrogância, que cansamos de ver por aí”, comenta

 

Selo de qualidade

A preocupação com o atendimento faz parte dos cursos da Escola Park Tool. Amecânico que trabalha em uma oficina de bicicleta e se formou nos nossos cursos recebem um Selo de Qualidade. Através deste Selo, você pode dar uma nota ao atendimento realizado por ele – e, desta forma, ajudar os demais ciclistas a conhecer melhor o profissional e saber o que esperar dele.

Selo de Qualidade

Quer saber mais? Fique de olho no nosso Facebook e no Instagram.

 

A Escola Park Tool está no Brasil desde 2013 e já formou mais de 6.000 alunos. O curso possui dez módulos diferentes e todos eles funcionam para ciclistas amadores, lojistas do mercado de bicicletas e mecânicos interessados em qualificação profissional. É um curso moderno e totalmente alinhado com as novas tecnologias do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *