Desafio Mecânico no Festival Bike Brasil 2019 gera expectativa e promove visibilidade ao segmento de mecânica de bikes

Está chegando a hora de saber quem é o mecânico de bikes mais ágil e eficiente do Brasil. O Desafio Mecânico 2019, que acontece no último dia do Festival Bike Brasil, 24 de agosto, será um dos destaques do evento, em uma competição que tem tudo para ser emocionante e que irá testar o conhecimento dos profissionais de mecânica de bicicleta.

Promovido pela Escola Park Tool, o Desafio Mecânico busca gerar ainda mais visibilidade ao mercado de bicicletas, desenvolvendo o setor e colaborando para sua profissionalização e crescimento. Neste ano, o vencedor será conhecido após 3 etapas diferentes.

Na primeira etapa, os competidores precisarão montar uma suspensão da Rock Shox e três sairão classificados. Na segunda etapa será necessário realizar uma sangria de freio da marca Alemã Magura, em que dois seguirão adiante para a próxima etapa. Já na terceira e última etapa, os finalistas terão um grande desafio pela frente: realizar a montagem do sistema de transmissão Sram Eagle.

“Para nós da Escola Park Tool é uma satisfação imensa coordenar o Desafio Mecânico há alguns anos, em cada evento a qualidade dos mecânicos vêm subindo. Isso só nos motiva e demonstra a importância de fortalecer a profissão de mecânico de bike no Brasil”, comenta Henrique Zompero, diretor da Escola Park Tool.

A expectativa pela competição e o que ela pode oferecer a vive da mecânica de bikes

Um dos finalistas do Desafio Mecânico do ano passado, o mecânico de bikes formado na Escola Park Tool, Iedo de Carvalho fala um pouco da sua experiência em 2018 e da preparação e expectativa por mais uma competição que se aproxima.

“Ano passado foi uma experiência muito boa, pois até então não tinha participado de nenhuma competição do tipo. O que marcou mais foi olhar do público presente, me causou um enorme nervosismo”, comentou ele, que afirmou que tudo serviu de aprendizagem para chegar ainda melhor neste ano.

Desde a última competição ele vem trabalhando mentalmente a melhor forma de colocar em prática toda sua técnica e conhecimento absorvidos nos cursos da Escola. Dessa forma, ele espera testar suas habilidades para dar mais visibilidade ao seu trabalho, o que é uma ótima oportunidade.

“As expectativas são as melhores possíveis, apesar de saber que sempre é mais difícil dominar a nós mesmos do que ser vitorioso aos olhos dos outros. Espero poder quebrar mais o gelo perante o público e traçar uma estratégia melhor durante as etapas, visualizando antecipadamente o ambiente e as ferramentas disponíveis”, explica Iedo.

No fundo, o que Iedo espera é a realização pessoal e uma maior visibilidade. “Mesmo que não vença, ter uma experiência dessas, participar e fortalecer um evento como este é essencial para a divulgação do nosso próprio trabalho, já que meus clientes também vão saber da minha participação por aqui”, finaliza.

Outro finalista, o campeão do Desafio Mecânico 2018 Vinicius Oliveira, também lembrou sua participação ano passado e projetou o que espera para a competição que acontece dentro do Festival Bike Brasil.

“A experiencia do Desafio Mecânico foi muito especial e agregou ainda mais credibilidade e valor aos meus serviços. Estava junto de outros ótimos mecânicos com muita bagagem e conhecimento. Neste ano, espero estar preparado para os desafios práticos, assim como a parte teórica, se necessário, e pronto para viver a pressão que é fazer os ajustes sob os olhares do público” explica Vinicius Oliveira.

A realização de mais um Desafio Mecânico oferece aos participantes a oportunidade de mostrar seu trabalho, numa grande vitrine que é o Festival Bike Brasil. Além disso, coloca nos holofotes uma profissão que a cada dia cresce mais, junto com o mercado de bicicletas.

“Estamos bem contentes de estarmos envolvidos na organização deste desafio, pois mostra o reconhecimento por parte do distribuidor e parceiro. É mais um voto de confiança que o mercado aplica na Escola Park Tool”, comemora Zompero.

Ao todo, serão seis participantes escolhidos para a competição. O vencedor do desafio irá levar para casa um Park Tool Pk-3 Professional Kit; o segundo colocado receberá um freio Magura para trail sport e o terceiro levará um Park Tool Professional Kit AK-3.

E você, está preparado para ser desafiado e testar seus conhecimentos e habilidades em mecânica de bicicletas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *