Qual a importância da atualização profissional?


  Há alguns anos um diploma era capaz de garantir uma boa colocação. Porém, atualmente, apenas os conhecimentos acadêmicos não são mais suficientes. Por isso, a atualização profissional — por meio de cursos de capacitação e especialização — se tornou essencial. Quais os benefícios da atualização profissional para a sua carreira? Reunimos 7 deles, veja abaixo.
1. Diferencial competitivo
Oferecer apenas os conhecimentos básicos para uma oficina não é uma opção para quem busca sucesso profissional. Se você é um advogado, programador, designer, mecânico ou possui qualquer outra formação, enfrentará diversos graduados com a capacidade de executar as mesmas tarefas. Ter no currículo alguns cursos de especialização e capacitação, até mesmo fora da sua área de formação, deixará você um passo à frente de outros concorrentes a uma vaga de emprego. Dentro de uma empresa isso também se torna um diferencial, pois você será o ponto de referência em qualidade e inovação.
2. Atuação profissional mais estratégica
Uma das vantagens da atualização profissional é a capacidade de obter novas habilidades para lidar com questões mais práticas do dia a dia — e afunilar o que se aprende na universidade. Isso dá aos profissionais uma chance de atuar mais estrategicamente e enfrentar melhor os desafios do mercado. Diferente das graduações que oferecem conhecimento mais amplo, com foco nos aspectos técnicos e teóricos, uma especialização ajuda a definir uma linha de atuação mais específica e estratégica. É importante também que os profissionais procurem cursos e atividades que os satisfaçam. Não adianta investir em algo tão importante se o estudo não vai ser feito com prazer ou se não vai acrescentar conhecimentos úteis para a sua vida pessoal e profissional.
3. Capacidade de antecipar demandas e solucionar problemas
Atualmente, as empresas procuram profissionais preparados para lidar — de forma rápida e eficaz — com os problemas que surgem no dia-a-dia. E isso, só a atualização profissional pode oferecer. Investir em capacitação traz a possibilidade de conhecer novos produtos e estratégias utilizadas no mercado. Isso dá a você a oportunidade de se destacar no mercado, pois as empresas hoje estão em constante mudança e a atualização profissional permite acompanhar essas transformações. Além disso, o conhecimento de novas ferramentas para solucionar problemas recorrentes e a capacidade de lidar com as expectativas do cliente são os diferenciais possibilitados pela capacitação e atualização na carreira.
4. Garantia de empregabilidade e sobrevivência no mercado de trabalho
Manter-se atualizado, além de um diferencial competitivo, já virou uma questão de sobrevivência. Pessoas com uma formação básica possuem uma visão mais generalista sobre as suas funções do que sobre as inovações da área — algo não muito interessante para as empresas. Quem possui capacitação se torna indispensável para os empregadores, pois eles sabem o quanto é difícil e caro encontrar profissionais que realmente façam a diferença.
5. Chances ainda maiores de garantir uma promoção
Como adiantamos, profissionais que se capacitam e estão constantemente se atualizando profissionalmente, além de garantir sua permanência na empresa, podem aspirar outras posições, principalmente, em cargos de liderança. A pró-atividade é uma característica bem-vista em qualquer organização, principalmente por quem ocupa as posições de comando. Se você mostra aos seus superiores a vontade de se aperfeiçoar e de realizar um trabalho cada vez melhor, está mostrando o quanto é proativo. Além disso, você sinaliza sua capacidade de se tornar um líder no futuro e assumir responsabilidades que outros profissionais não podem.
6. Oportunidades de criar ou aumentar o networking
Participar de cursos, eventos, treinamentos e capacitações é uma possibilidade de ser visto, fazer com que outros profissionais conheçam o seu trabalho e, principalmente, aumentar o networking. Para quem está em busca de um emprego, ter uma rede de contatos bem estabelecida é uma chance de encontrar novas oportunidades profissionais. Para muitas empresas, por exemplo, a indicação ainda é um forte fator de contratação. Para quem já está atuando no mercado, o networking também é importante, pois dá a possibilidade de atualizar sua lista de contatos, trocar informações importantes, conseguir novas parcerias e angariar novas possibilidades para o seu trabalho.
7. Possibilidades de fazer mudanças na carreira
Profissionais pouco qualificados, infelizmente, são forçados a se conformar com o que o mercado oferece. E nem sempre serão as ofertas mais justas. Já aqueles mais capacitados têm maiores chances de conseguir oportunidades melhores. Dependendo da área, isso também abre oportunidades para o profissional atuar por conta própria, com atitudes e conhecimentos que trarão mais qualidade e independência ao seu trabalho.